Proteção para seus olhos – escolha a lente certa para você

Tipos de lentes

Monofocal: lentes de visão simples são aquelas que se destinam a um só campo de visão.

Multifocal: As lentes multifocais constituem dois ou mais campos de visão, com distâncias focais diferentes, classificadas em bifocais, trifocais ou progressivas. Elas são como que duas ou mais lentes simples unidas num só bloco, onde uma parte é empregada para visão de longe e outra para visão de perto. Quanto mais aperfeiçoada é a lente multifocal, menor é o desconforto do usuário, devido à diminuição do chamado salto de imagem e a aberração cromática.

O salto de imagem é provocado pela diferença de efeito prismático entre a parte empregada para visão de longe e o segmento(nome dado à parte da lente que se destina à visão de perto), cujos centros ópticos normalmente se colocam afastados um do outro, provocando um deslocamento da posição da imagem entre a visão de longe e a visão de perto. Com a elaboração de tipos de segmentos nos quais se procura aproximar mais os centros ópticos, bem como a elaboração de lentes de focos progressivos, o problema do salto de imagem tem sido satisfatoriamente solucionado.

Bifocal: São lentes com dois campos de visão, sendo um para longe e outro para perto, separados por uma linha divisória visível. São usados por pessoas que possuem presbiopia (falta de visão para perto).

Lentes Polarizadas

A lentes polarizadas recebem uma película de polarização sobre a superfície para filtrar os raios de luz, melhorando a visão sob a luz forte do sol. Essa película também protege os olhos dos raios ultravioletas. Essa película inibe a reflexão da luz.

O uso desse tipo de lente é indicado para pessoas que gostam de passeio de barco, pesca, prática de esportes ao ar livre, como ciclistas e maratonistas. Outra indicação de uso é durante a direção, a lente polarizada filtra a luz refletida no capô do veículo. Pessoas que estão em processo de recuperação de cirurgia ocular também podem utilizar lentes polarizadas para diminuir a sensibilade da luz.

Lentes fotocromáticas e Fotossensíveis

A diferença entre fotocromáticas e fotossensíveis está no modo como é feito o tratamento. Na lente fotocromática (ou foto-orgânica) o material é inserido na massa. Na lente fotossensível, o tratamento é uma película que reveste a parte externa da lente.
Pela própria característica do tratamento em massa, a lente fotocromática costuma dar diferença de cor. Em lentes negativas ficam mais escuras nas bordas e mais claras no centro. Em lentes positivas ficam mais escuras no centro e mais claras nas bordas. Na lente fotossensível, essa diferença não existe porque a película é aplicada uniformemente.
Outro dado relevante é o modo de ativação de cada uma delas: lentes fotocromáticas são ativadas principalmente pela luz solar e lentes fotossensíveis são ativadas principalmente pelos raios ultravioletas. As lentes fotossensíveis atuais evoluíram bastante e, dependendo da intensidade dos raios UV, podem chegar ã tonalidade de uma lente solar. A ativação/desativação também está mais rápida do que nas primeiras versões de fotossensíveis que surgiram.

Lentes Anti-reflexo

A finalidade da lente anti-reflexo é filtrar a luz branca. As lentes comuns filtram até 91% da luz, com o tratamento anti-reflexo a filtragem é de 99%. Esse tratamento elimina o cansaço visual, além disso, as lentes ficam mais resistentes aos arranhões e impactos, diminuem os anéis nas bordas das lentes negativas e a parte estética da lente positiva fica quase imperceptível.